sábado, 5 de maio de 2012

ESTUDO: O BATISMO NAS ÁGUAS E SEUS BENEFÍCIOS






ESTUDO: O BATISMO NAS ÁGUAS E SEUS BENEFÍCIOS

NASCER DE NOVO
Jesus disse que não se pode entrar no Reino de Deus se não nascermos de novo - nascermos de  cima (João3. 3-7 ).
Nascer de novo é nascer da vontade do Espírito Santo, como Jesus, que não nasceu da vontade da carne, mas do Espírito (Mateus 1.18).
Quando recebemos Jesus Cristo como Senhor e como salvador, confessando e crendo que Deus o ressuscitou dentre os mortos, então, recebemos o poder (condição ou capacidade) de nascer de Deus, como seus filhos (João 1.12,13).

A REMOÇÃO DO VELHO HOMEM
A semente de Deus é colocada em nós ao recebermos o Senhor Jesus Cristo, isto é, um novo ser, um novo espírito que veio de cima, de Deus; porém só podemos “dar a luz”, (efetivar o novo nascimento) quando o velho homem, filho de Adão, for removido (1º Coríntios 15.36; Hebreus 10.9).
Nós nascemos em pecado, pois somos descendentes carnais de Adão, o primeiro homem; por ele todos já nascem prontos para a morte, prontos para  o inferno, “o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23)”; (Salmos 51.5; Romanos 5.12).
Temos um Deus que é Santo e fogo consumidor, por isso, um pecador não pode habitar com Ele em seu Reino, logo é necessário que nasçamos de novo, nasçamos de Deus, para não sermos consumidos (Isaias 33.14-16; Salmos 15.1-5; Romanos 3.21-24).
Devemos rejeitar o nosso velho homem, nosso velho espírito, com seus desejos desenfreados, que tem nos dominado e nos feito escravos da morte. O crucificamos e o sepultamos nas águas do batismo (Romanos 6.4,6; Efésio 4.22-24).
Com o sepultamento da velha criatura, permanecerá em nós, apenas, a semente de Deus, ou seja, nossa nova criatura (nosso verdadeiro eu, recriado a imagem de Deus). Temos agora que nos alimentar da palavra de Deus para crescermos e nos tornar, espiritualmente, maduros    (1º João 3.9; 5.18; 1ºPedro 2.1-3; Efésios 4.10-16). 
A lei do pecado não pode mais exercer domínio, sobre quem nasceu de novo e já sepultou a velha criatura no batismo, porque está agora, revestido da lei de cristo, a da liberdade (Gálatas 3.23-27; Romanos 6.17; 8.12,13; Tiago 1.25).

SARA E AGAR, ALEGORIA DAS DUAS ALIANÇAS.
Um exemplo, de tudo o que temos tratado aqui, é a história de Abraão; ele teve dois filhos, um da escrava e outro da livre; ele teve que mandar a escrava e seu filho embora, para que a livre com o seu filho recebessem a herança (Gálatas 4.21-31).

ALGUMAS BENÇÃOS PROVENIENTES DO BATISMO
No batismo recebemos a REMISSÃO DOS PECADOS; o velho homem, quando enterrado, levará consigo todos os seus pecados cometidos até o instante do batismo (Atos 2.38; Marcos 1.4; Lucas 3.3).

Recebemos o SEPULTAMENTO DO VELHO HOMEM (velha criatura), para darmos espaço ao novo homem, que crescerá  a imagem de Deus (Romanos 6.4; Colossenses 2.12; 3.9-11).

Recebemos o DESPOJAMENTO DO CORPO DO PECADO. Como estamos agora, revestidos do corpo de cristo, pelo batismo, éramos revestidos do corpo do pecado, isto é, o mundo com suas paixões nos dominava e andávamos submisso ás suas leis, mas agora, despojados deste corpo, somos revestidos do corpo de cristo, para nos submetermos só à Ele (Romanos 6.6,7; Gálatas 3.27; Colossenses 3.5-8).

Recebemos a CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO, ou seja, uma marca, não feito no corpo físico, mas sim, no coração (espírito); a circuncisão é um selo que os descendentes de Abraão carregam para que possam ser participantes da promessa de salvação; é a marca que nos identifica como propriedade de DEUS (Colossenses 2.11,12; Romanos 2.28,29; Gálata 3.6-9).

Recebemos a capacidade de andar em NOVIDADE DE VIDA. Nosso passado sujo pelo mundo foi agora, apagado; nosso presente faz sentido e temos alguém que nos dirige; nosso futuro será de paz e muita alegria; andar em novidade de vida é desfrutar de uma vida nova, como participantes da família de DEUS (Romanos 6.4; Gálatas 6.15,16; João 1.12).

Pastor Joel de Camargo



Um comentário:

  1. Achei o que estava procurando.
    Fico muito grato,pelo o estudo,
    E que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir