quarta-feira, 12 de junho de 2013

O que Deus espera de nós?

Começo com um questionamento: Por que Deus criou o homem?
Lendo as Escrituras, compreendemos que um dos motivos de nossa criação foi para adorar a Deus. Entretanto, creio que possa haver outros motivos.
Em João 4: 7-8
, temos:
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Deus é amor, mas o que seria amor?
Em 1Co 13:4-7, temos:
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
E Deus ainda diz em Mateus 22:37-39:
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo
Deus ordena isso ao homem, e Ele mesmo está preso a sua palavra. Deus nunca nos manda fazer coisas que Ele mesmo não faria. Então Deus tem que amar a Deus, mas também tem que ao próximo como a si mesmo.  E quem seria o próximo de Deus? Não seríamos nós, pessoas formadas a sua própria imagem e semelhança?
E mesmo depois da desobediência do homem, Deus não se cansa de tentar nos trazer a Sua presença e salvação.
Com a vinda de Jesus, alcançamos a graça e temos livre acesso a Deus. E assim diz em  Rm 5:18:
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Deus nos chama para caminhar com Ele e voltar ao propósito para o qual fomos criados. E um dia:
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4
Não fomos criados para esse mundo. E para alcançarmos nosso propósito de salvação, precisamos:
·         Agir como servos: A pessoa é servo de quem ela obedece. Há a opção de servir ao pecado, sendo servos de Satanás ou obedecer a Deus de todo coração, sendo um servidor da Justiça.
“Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado levando para a morte, ou da obediência levando para a justiça? Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça”. Romanos 6:15-18
Deus tem procurado uma igreja sincera, que reconhece as suas mentiras e fraquezas diante d’Ele para que Ele traga a cura e a restauração.
·         Ter compromisso com a obra de Deus e renunciar nossas vontades:
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perde a vida por minha causa achá-la-á. Mateus 16:24-25

 Todo o trabalho de Deus e para Deus exige COMPROMETIMENTO, DEDICAÇÃO e QUALIDADE.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10:38

·         Exercer o serviço que Deus nos instituiu:
Fazemos algo de acordo com a Palavra porque amamos a Deus e não porque precisamos mostrar qualquer coisa para as pessoas ao nosso redor. Em tudo o que fizermos, precisamos estar com os olhos fixos no Senhor e em atitude de alegria por serví-lo. Esta é a garantia de sucesso e sabedoria onde quer que coloquemos os nossos esforços.
“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20:24
·         Obedecer seus mandamentos: O melhor que podemos fazer pela nossa vida é obedecer a Deus. A Bíblia diz em Dt 30:16:
Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.

·         Exercer nosso propósito: Uma vez que Jesus se posicionou para cumprir a vontade do Pai, inimigos e situações precisaram ser vencidos por Ele (Mt 27.33-44). O cumprimento do propósito na vida de Jesus exigiu d’Ele uma atitude diante das oposições. Como Cristo enfrentou as oposições para que o propósito do Pai se cumprisse n’Ele, nós temos que enfrentá-las também.
1.       O preço de negar o alívio fácil (Mt 27.34);
2.       O preço de ser exposto (Mt 27.35)
3.       O preço da acusação e zombaria (Mt 27.37)
4.       O preço de ser comprado e rebaixado ao nível dos piores (Mt 27.38)
5.       O preço da identidade questionada (Mt 27.40)
6.       O Propósito se Cumpriu (Mt 27.51)
 O véu se rasgou, o caminho para Deus estava aberto. Hoje todos nós podemos entrar na presença do Pai livremente. Seu sangue está sobre nós. Para nós não há mais condenação ou culpa. Levante-se para correr em direção ao propósito de Deus na presença do Pai, jogue fora toda acusação e se lance aos pés do Senhor para Ele mesmo completar a boa obra que um dia começou em sua vida. 

·         Acabar com as distrações: O que leva um cristão a se afastar de Deus?

1.       Apego aos prazeres mundanos (Gl 5:24);
2.       Influência mundanas: Por influência de suas mulheres Salomão se tornou um idólatra 1 Rs 11.4.
A Recomendação de Paulo é:
Sede pois, meus imitadores como sou de Cristo. 1 Cor 11.1

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Fp 4.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário